Valeska Nakad
coordenadora e professora

Coordenadora do Centro Universitário Belas Artes do Curso de Design de Moda. É mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi. Especilaista em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e em Business Communication pela FIU- Florida International University (FL-USA). Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Realizou curso técnico de estilismo de Moda na Itália, no Istituto Italiano della Moda (1992). Professora da Universidade Anhembi Morumbi, do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem - SP, INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação, Universidade Estadual de Londrina-Pr, FUMEC - MG, e no MBA de Negócios da Moda. Orientadora de Projetos de TCC e Projetos Interdisciplinares na Universidade Anhembi Morumbi. Professora Orientadora de Projetos de TCC do Curso de Design de Mda da Belas Artes, além das disciplinasde Moda e Marketing, Criação e orientadora de Projetos de Iniciação Científica. Membro da CPA também desta mesma Instituição. Orientadora de Projetos de TCC da Pós Graduação do Curso de Gestão e Desenvolvimento de Produtos do SENAC. É consultora de Gestão de Negócios de Moda, e Design de Moda.

Silvana Holzmeister
Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac,em São Paulo (2008). Pós-graduada em Moda e Comunicação na Anhembi-Morumbi (2000). Graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Autora dos livros Styling: Guia Básico (2012) e O Estranho na moda: a imagem nos anos 90 (2010). Professora da graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Editora da revista de cultura de moda Cat Magazine (www.catmagazine.com.br). Colabora com textos jornalísticos para veículos como Vogue e Casa Vogue. Foi Editora de Projetos Especiais da Vogue, Editora-chefe da revista LOfficiel Brasil, Editora de Cultura e de Moda do Jornal A Gazeta-ES. Tem experiência na área de Jornalismo (Moda, Cultura e Turismo), Moda, Imagem de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo de Moda (Jornal e Revista), Tendência, Comportamento, Imagem de Moda, Cultura de Moda, Moda Contemporânea, Sociedade e História da Moda.

Thais Graciotti
Thais Graciotti é artista visual. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Doutoranda no curso de Arte e Cultura Contemporânea com linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos na UERJ-RJ (orientador Dr. Roberto Corrêa dos Santos). É mestre em Psicologia pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade - PUC-SP, com a dissertação "Trocas e silêncios" (junho/2009. Orientação: Prof. Dra. Suely Rolnik). Formada em Artes Plásticas [UFES-ES] e em Moda [UVV-ES], ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação em instituições assim como: Santa Marcelina, SENAC/SP, Mackenzie, UNIVALI/SC, IBModa/SP e outras faculdades.
Portfolio: www.thaisgraciotti.com

Suzy Okamoto
Artista visual. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP (2004). Graduada em Bacharelado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP (2000). Docento dos cursos de Design de Moda e Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes.

Maria Auxiliadora
Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2007). Especialista em Fashion Consultant Image - Istituto Marangoni - Paris (2012). Especialista em Moda & Criação pela Faculdade Santa Marcelina (2000). Especialista em Estilismo pela Ecole Supérieure des Arts e Thecniques de La Mode ? ESMOD (1998). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (1985). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Istituto Europeo di Design. Proprietária do Ateliê ModaImagem - consultoria de design produtos e de imagem e estilo. Tem experiência na área de Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda e gestão, design e criação. Além destes temas possui experiência em consultoria de imagem.

Aníbal Folco
Designer Gráfico graduado e pós-graduado pelo Centro Univ. Belas Artes de São Paulo, mestre em Comunicação e Semiótica da PUC-SP sob orientação da profª drª Giselle Beiguelman. Professor de Tipografia, Design de Identidade Visual, Orientação ao TCC/TGI e Projeto de Design Gráfico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde também atuou como coordenador do curso de Design Gráfico e Produto, de 2010 a 2012. Lecionou também nos cursos de Design da Universidade Anhembi Morumbi, onde também atuou como coordenador do curso de Design Gráfico com Ênfase em Tipografia. Trabalha no mercado com o desenvolvimento de identidades visuais coorporativas a partir da criação tipográfica e suas aplicações nos projetos. É diretor de arte/criação na MaisPacking Design, reconhecido escritório de design de São Paulo

Robson Alves
Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo - USP, autor do livro Desenho Técnico no CorelDraw moda feminina, pós-graduado em MBA-Gestão Educacional pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2006), Bacharel em Ciências da Computação pelo Centro Universitário Nove de Julho (2004) e graduado em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Palestrante no 1º CONTEXMOD - Congresso Científico Têxtil e de Moda. Atualmente leciono , como professor universitário, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sou proprietário da empresa Infitness, voltada para o segmento esportivo e casual atuando como designer de moda e gerente de produção. Conto com experiência consolidada em desenho técnico de moda manual e digital através do software CorelDraw e illustrator, em ilustração de croquis de moda com o software Photoshop, em modelagem industrial pelo método manual e computadorizado (CAD), em corte industrial, costura industrial e Tecnologia da confecção.

Monica Justo da Silva Schoenacker
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1992) FAUUSP e Mestrado em Gravura (Master of Fine Arts in Printmaking) no Royal College of Art and Design RCA (1999), como bolsista da Capes. Atualmente é professora de Estamparia I no Curso Design de Moda no Unicentro Belas Artes de São Paulo e do Centro Univesitário SENAC Atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, moda, serigrafia e design gráfico. Presta serviço e consultoria em produção gráfica de peças promocionais e estamparia através do site www.foradeserie.art.br. Expõe sua produção artística nacional e internacionalmente.
Julio Cesar Barbosa
Coordenador de Pós graduação Lato sensu do curso de Comunicação Organizacional e Negócios no Centro Universitário Belas Artes e professor de Graduação do curso de publicidade e propaganda da mesma Instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, comunicação integrada e planejamento. Doutor em ciências da comunicação pela eca-usp titulado em agosto de 2007, sob a orientação da Profa. Dra. Margarida M.K.Kunsch, ex-presidente da associação brasileira de relações públicas - abrp. orientador de monografias de pós graduação e de trabalhos de conclusão de curso de graduação, sendo um dos orientadores mais premiados do Brasil nessas categorias. É também consultor da Fina Ideia Comunicação - com foco em planejamento da comunicação integrada para Alcoa, Andrade Gutierrez, Duke Energy, Merck Sharp Dome - MSD; Johnson&Johnson, Cnn Turner, entre outras. Tem experiência profissional atuando como consultor e professor em gestão de crise, planejamento estratégico, comunicação corporativa, comunicação interna, Assessoria de Imprensa, gestão do conhecimento, retórica das organizações, análise do discurso. Além de artigos publicados em revistas acadêmicas, sites e periódicos.
Antonio Adami
Doutorado em Semiótica e Linguística pela FFLCH-USP (1994), Pós-Doutorado (2009) em Comunicação na PUCSP, com estágio de pesquisa no exterior (apoio FAPESP), na Universitat Autònoma de Barcelona-UAB; Pós-doc em 2013-2014 (apoio Fapesp), na Facultat de Ciências de la Información de la Universidad Complutense de Madrid; graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela PUCSP (1985); Licenciatura na PUCSP (1985). PROFISSIONAL: Professor titular, fundador (1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP até 2009; professor substituto no curso de Midialogia da Unicamp em 2013-2014; Responsável desde fevereiro de 2010 pela elaboração e execução do acervo de Rádio, Televisão e Imprensa do Museu da História do Estado de São Paulo-MHESP. A convite da DEUTSCHE WELLE-DW, esteve em 2006 na cidade de Bad Godesberg -Bonn -Alemanha, onde trabalhou como capacitador em rádio e TV na DEUTSCHE WELLE-AKADEMIE, para profissionais de comunicação dos países de língua Portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste e Brasil. Gravou documentário radiofônico em 2009 "As empresas de Comunicação e o Rádio brasileiro", em Barcelona-ES; produziu e dirigiu vídeo em 2007 "Fotojornalismo e ética", gravado na Fnac São Paulo e editado na produtora Casablanca. Contribuiu para documentário 80 anos do rádio , pela Rádio Eldorado (2002) e 90 anos do rádio (2012). No início dos anos 90, dirigiu o programa de rádio semanal, Gióvine Europa A Europa no Brasil pelas portas da Itália , na Rádio Nove de Julho, da Cúria Metropolitana de São Paulo; colaborou nos anos 90 com Walter George Durst em adaptações literárias para a Rede Globo; em 2001, adaptou oito contos de Machado de Assis, para a Rádio Cultura FM/SP e foi agraciado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte-APCA , como Inovação Radiofônica do ano. BIBLIOGRÁFICO RECENTE: Organizador em 2012 do livro "Lusofonia e interculturalidade", com o artigo " EAJ-1 Radio Barcelona, Revista Radiosola e Revista Radio Barcelona na guerra civil espanhola"; publicou em 2012 artigo no Anuário DIRCOM 2012, em Madri-ES, o artigo La industria de los medios en Brasil, la cultura y los nuevos desafíos económicos y comunicacionales ; publicou em 2012 o artigo The Brazilian Culture Through radio waves , em Portugal no livro "Radio evolution"; autor do livro "O Rádio com Sotaque Paulista", da Mérito Editora; artigos publicados no intercom de 1999 a 2014, ininterruptamente; capítulo no livro "O Brasil dos Correspondentes" (2009), da Mérito Editora Deutsche Welle Akademie e os serviços internacionais ; editor em 2010 do livro "Valquírias Midiáticas" da Arte e Ciência; editor em 2008 do livro "Metaciência como guia de pesquisa", de Lúcia Santaella e Jorge Albuquerque Vieira; projeto editorial e apresentação do livro publicado em 2010, "Em Cena: Orlando Duarte - Biografia"; publicação em 2011, na revista "E-Compos; "; publicação em 2007 na revista Significação , do Centro de Pesquisa em Poética da Imagem ECA/USP; publicação em 2006 na revista "Comunicação e Sociedade" , da Universidade Metodista; realiza pesquisas pelo Grupo "Mídia, Cultura e Memória", cadastrado junto ao CNPq em 2002, com três eventos internacionais organizados, sendo dois deles com apoio da FAPESP e com intercâmbio internacional com a Universitat Autònoma de Barcelona, com a universidade do Minho-Portugal e Universidade Complutense de Madrid; parecerista ad hoc da Fapesp, Capes e CNPq; foi presidente do IX LUSOCOM, em 2011. DEMAIS PRODUÇÕES: Organização em 2004 do livro, juntamente com José Marques de Melo, "São Paulo na Idade Mídia", Editora Arte e Ciência; em 2003 foi co-autor e pesquisa iconográfica no livro "Mãos que Fizeram São Paulo", com Carla Reis Longhi, editora Celebris, livro que recebeu o selo oficial da Prefeitura de São Paulo em homenagem aos 450 anos da cidade.
Valeria Brandini

Possui graduação em Ciências Sociais, modalidade Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Ciências da Comunicação com ênfase em Publicidade e Marketing pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em convênio com a Universitá La Sapienza (pesquisa realizada com bolsa de doutorado sanduíche da FAPESP) (2003). Atualmente é pós doutoranda em Ciências da Comunicação pela UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, desenvolvendo um estudo sobre a aplicação dos métodos oriundos das ciências sociais (antropologia do consumo, sociologia e netnografia) e das ciências da comunicação (semiótica e análise sociocultural do discuso do consumidor) `a pesquisa de comportamento do consumidor e a geração de insghts para Estética e Conteúdo da Comunicação Publicitária. Profissional com experiência em Antropologia do Consumo Aplicada ao Mercado, Semiótica Aplicada `a Analise de Redes Sociais Digitais e consultora em Comportamento e Consumo, buscando gerar a ponto de aplicação de métodos das ciências sociais e ciências da comunicação ao marketing e `a publicidade. Foi socia-fundadora da BR Insights Bureaux de comportamento e Consumo e do Núcleo Xamã - Ciência do consumo Aplicada ao Mercado. Atuou como consultora e coordenadora de projetos de pesquisa para empresas como Mandalah, Box 1824, Tree Branding e Observatório de Sinais. Atuou como docente conferencista da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (MBAs), professor conferencista da Universidade Estadual de Londrina, pesquisador colaborador sênior da Universidade Estadual de Campinas, Docente dos Masters do INSTITUTO EUROPEO DI DESIGN . Professora convidada do MBA em Ciências Aplicadas do consumo da ESPM, Docente da pós graduação e MBAs da FIA - Fundação Instituto de Administração, professora horista da HSM Educação, Docente do MBA em Marketing da Faculdade Rio Branco. Avaliadora de cursos e avaliadora institucional do MEC. Atuou como Coordenadora de pesquisas do Grupo Culturas Empresariais da Unicamp, na linha de pesquisa de Antropologia do consumo. Tem experiência na área de Consumer Insight, Pesquisa de Comportamento do consumidor e Comunicação com ênfase em Publicidade e Marketing.
Mario Fiori
Roberta Cesarini
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Puc-SP, Mestre em Comunicação e Mercado e Especialista em Marketing e Propaganda pela Cásper Líbero, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie. Experiência em coordenação, docência e pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Publicidade e Moda. Atualmente é professora na ESPM e Centro Universitário Belas Artes. Desenvolve pesquisas sobre o grotesco na publicidade desde 1999 tendo publicado o livro O Grotesco na Publicidade em 2011. Pesquisa, desde 2007, processos de criação e comunicação em redes para a formação do publicitário, tema também desenvolvido no doutorado. Desenvolve cursos de atualização, desenvolvimento e especialização para equipes de marketing, vendas e comunicação customizados e in company. Experiência no mercado publicitário em agências e veículos (internet), tendo passado por empresas como Publicidade Archote, Imovelweb e Pack Comunicação Criativa.
Marcia Siqueira Costa Marques
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi aluna bolsista do CNPq. Tese sobre blogs e extensa pesquisa na área de redes sociais digitais (sociabilidade em rede) e compartilhamento. Mestre em Comunicação e Mercado na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo. Cursou Management of Business Communications Program-, no College of Journalism and Communications, na University of Florida , em Gainesville, nos EUA. Fez MBA Executivo em Marketing no IBMEC - SP, atual Insper. Cursou Especialização para Graduados, com ênfase em Mercadologia, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo- CEAG-FGVSP. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na FIAM e Jornalismo na Casper Libero. Mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, atuando em cargos de coordenação, em instituições financeiras e empresas industriais, de varejo e de informática. Responsável por: Planejamento, coordenação, redação e publicação de Folhetos Institucionais e Jornais internos e externos Elaboração, execução e coordenação de atividades de propaganda e publicidade, em lançamento de campanhas publicitárias de produtos e serviços, envolvendo jornais, revistas, rádio e TV. Planejamento e execução de feiras e eventos externos de grande porte, eventos internos e recepção de visitantes estrangeiros. Assessoria de imprensa interna e externa para as empresas Itec, Banco Fenícia, Lojas Arapuã, Etti, Chocolates Neugebauer ,Construtora Lótus , Siemens Ltda e Nokia Siemens Networks, com contato constante com os jornalistas das áreas. Contatos com agências de assessoria de comunicação, agências de publicidade, gráficas e promotores de eventos comerciais. Usuária de microinformática. Fluência no idioma Inglês, bons conhecimentos de espanhol e noções de alemão.
Liana Gottlieb
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP, Especialista em Didática do Ensino Superior, Pedagoga, Psicodramatista, Coach com Psicodrama, Consultora Organizacional e Educacional, Editora de livros, Membro Fundador e do Conselho do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP), Coautora dos livros ?Diálogos sobre Educação...e se Platão voltasse?? (Iglu, 1989), ?O Professor Universitário: Herói ou Vilão?? (Cedas, 1994) e ?As aventuras de Lana e Drago, o dragão-voador? (Iglu, 2004), Co-coordenação e Organização do livro ?Comunicação e Plano Decenal de Educação: rumo ao ano 2003 ? Anais do Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação ? UCBC, CCA-ECA/USP, DEMEC-SP, FISC ? dez/1994? (Faculdades Claretianas, 1996), Autora do livro ?Mafalda vai à Escola? (Iglu e NCE - ECA/USP, 1996), Coordenadora e coautora do livro ?Comunicação e Mercado. Mestrado na Cásper: Orientação e Resultado? (Iglu, 2004), Organizadora e coautora dos livros ?Comunicação Social. Pós-Graduação lato sensu na Cásper Líbero? (Iglu, 2007), ?Cenários Comunicativos. A Pesquisa na Pós-Graduação da Cásper Líbero? (Iglu, 2009) e "Interfaces da Comunicacao, Cultura e Educacao - Um Panorama para (re) pensar a atualidade" (Iglu, 2011),e Organizadora e coautora dos Volumes 1, 2, 3, 4 e 5 da Coleção Comunicação em Cena. (Scortecci Editora, 2012, 2013 e 2014). . Atualmente desenvolve pesquisa sobre o potencial compassivo dos meios de comunicação, cinema e medicina.